Dicas para uma saúde profissional segura e segurança no local de trabalho

Uma das coisas mais importantes que pode fazer para garantir a segurança dos seus empregados é estabelecer objectivos realizáveis e mensuráveis. Isto permite-lhe saber exactamente o que está a tentar alcançar, e proporciona um caminho claro para a melhoria. Este conhecimento ajudá-lo-á a identificar problemas, e ajudá-lo-á a identificar a necessidade de recursos adicionais. Estes objectivos de segurança podem ser tão simples como dizer que “as nossas políticas e procedimentos são responsáveis por 80% das lesões e doenças evitáveis entre os funcionários”. Este tipo de definição clara e específica facilita aos gestores a identificação de áreas a melhorar. Também pode utilizar estes normas de segurança para estabelecer objectivos mais gerais, tais como querer reduzir a taxa de mortalidade da sua empresa. Isto ajudá-lo-á a determinar o nível de progresso que está a fazer, e ajudá-lo-á a identificar áreas a focar no futuro.

Sensibilizar todos os empregados para a sua política de segurança

Deve fazer da formação de todos os seus empregados uma prioridade na política de segurança da sua empresa. Isto inclui a formação dos novos funcionários sobre como reconhecer e comunicar problemas de segurança. Pode atribuir formação específica aos seus novos empregados ou fazê-los assistir a sessões regulares de formação. Deve também assegurar-se que todos os empregados compreendem o seu papel específico dentro da empresa e compreendem o impacto que as suas acções têm sobre os outros. Isto pode ser tão simples como ter um painel de bordo electrónico do empregado que mostra os seus papéis dentro da empresa, bem como o impacto que cada acção individual tem. Isto ajudará os empregados a reconhecer os seus próprios erros e a identificar áreas de risco.

Atribuir um chefe de equipa para cada condição insegura.

Como empregador, é da sua responsabilidade garantir que o ambiente de trabalho é seguro. Para além de seguir a política da empresa, deverá ter uma pessoa designada para cada condição insegura. Esta pessoa deve estar familiarizada com as políticas da sua empresa e ser responsável pela comunicação de problemas à direcção. Esta pessoa deve também estar consciente do seu papel específico dentro da empresa e do impacto que as suas acções têm sobre os outros. Isto ajudará os empregados a identificar os seus próprios erros e ajudá-lo-á a identificar áreas de risco.

Ter um processo bem definido para reportar questões de segurança.

Muitas empresas estabeleceram um procedimento claro para a notificação de questões de segurança. Pode ser um procedimento baseado na pessoa, um procedimento baseado no departamento, ou mesmo um procedimento totalmente responsável. O procedimento deve ser claro quanto a quem é responsável pela notificação de cada problema, o que acontecerá se for notificado, e que medidas serão tomadas se for verificado que se trata de um problema de segurança. Além disso, o procedimento deve ser consistente com as políticas da empresa, e ser capaz de determinar rapidamente se o problema é válido ou não. #Uma forma de assegurar que os seus empregados estão actualizados sobre os mais recentes procedimentos de segurança é tê-los treinados sobre o seu equipamento e ensiná-los a usá-lo correctamente. Isto não só garante que utilizam as ferramentas correctas para o trabalho, mas também ajuda a reforçar os conhecimentos e a compreensão adquiridos durante a formação. Isto também se aplica ao funcionamento de equipamentos perigosos como andadores móveis, gruas, empilhadores e outros. Há muitos recursos disponíveis online para o ajudar na sua formação, tais como cursos electrónicos, programas de formação e certificação online e cursos internos.

Desenvolver um plano de resposta a incidentes

No caso de um incidente, é provável que tenha um plano para responder e lidar com o incidente como se fosse uma questão de segurança. Isto ajuda a garantir que não só reage aos problemas, mas também toma medidas para os prevenir em primeiro lugar. O plano de resposta ao incidente deve cobrir os seguintes tópicos: O que aconteceu, o que aconteceu, e o que estamos a fazer para o corrigir. Isto assegura que não está apenas a responder ao problema, mas que também já abordou as questões que o causaram em primeiro lugar.

Sé el primero en comentar en «Dicas para uma saúde profissional segura e segurança no local de trabalho»

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.


*